PROJETO: 20 mil léguas submarinas 2017


      Este projeto foi desenvolvido em parceria das disciplinas de língua portuguesa (Prof. Eliane), sala de leitura (prof. Alexandre) e sala de informática (prof. Helena) com os alunos dos 6º anos. O mote do projeto foi a leitura do livro 20 mil léguas submarinas do Júlio Verne feita durante as aulas de Português. Diferentes atividades foram desenvolvidas durante todo  o ano de 2017 tais como: 
!º Pesquisa de elementos que apareceram na narrativa (músicas clássicas, animais marinhos, partes do submarino, equipamentos de mergulho antigos e atuais, diferentes mapas, as invenções do autor, diferentes lugares que fizeram parte da rota do submarino Nautilus e etc);
2º Criação de folhetos de viagem de diferentes lugares que fazem parte do submarino Nautilus;
3º Na sala de leitura os alunos exploraram a leitura de cartografia de mapas, cartas e plantas. Os alunos entenderam que o uso dos mapas tem uma intencionalidade e que pode ser usado em diversas orientações. Além disso, os alunos puderam reconhecer os continentes e oceanos com a construção do globo.
3º. visita ao FAB LAB Vergueiro: Os alunos tiveram a oportunidade de ver impressão em 3D utilizaram o programa Blender para recriar o mapa múndi com a rota do Nautilus e aprenderam como transformar um desenho, feito previamente no programa paint na escola, em madeira cortada pela frisadora. 


















     Na mostra cultural os alunos desenvolveram trabalhos manuais utilizando materiais diversos: peixes (bexiga, jornal, cola), leques (papel), colares (papel), porta-retratos (fotos e papel colorido). Toda a produção foi feita em sala de aula com as professorasEliane, Isabel (docência compartilhada) e o professor Alexandre (POSL).














Comentários